sábado, 1 de outubro de 2011

ESTUDO BÍBLICO: A súplica do justo


A súplica do justo
Texto: Salmo 6:1-10
Introdução:
1. É bem provável que o Salmo 6 foi escrito por Davi, após uma noite sem dormir. Parece que Davi estava passando por momento difícil em sua vida e sentia que havia uma conexão entre o seu sofrimento e o pecado que ele cometera. Ele tinha sido humilhado por aquilo que ele considerava ser castigo de Deus.
I. O recurso de Davi. V. 1-3.
A. Observe que Davi não nega que ele merece uma repreensão de Deus, ele pede que não seja com ira (Davi sabia que a ira de Deus não era para ser tomada de ânimo leve, nem poderia ser resistida).
B. Será que aqueles que cometem crimes em nossa sociedade pedem justiça, ou a misericórdia do tribunal?
C. Nenhum de nós aqui será capaz de resistir à ira de Deus quando Cristo voltar. Nenhum de nós vai exigir que a justiça seja feita quando Cristo voltar. Todos invocarão a misericórdia de Deus, graça e perdão.
II. A angústia de Davi. V. 4-7.
A. Davi teve um sentido do desagrado de Deus e sentia uma distância entre ele e Deus (“Volta-te, Senhor…”). Ele estava cansado de seus gemidos e estava “nadando em um leito de lágrimas”
B. Pergunta: Quando foi a última vez que você chorou pelo seu pecado?
C. O pecado traz tristeza e dor para a pessoa cuja consciência está enraizada no amor de Deus. Se isso não acontece, talvez devêssemos perguntar: “O nosso amor a Deus é o que deveria ser?”
III. A confiança de Davi. V. 8-10.
A. Há uma mudança de tom no salmo (do desespero à esperança, da angústia a confiança). Davi percebe que Deus ouviu seu choro. Ele agora sente a aceitação de Deus e percebe que sua oração foi ouvida.
B. Nós todos ouvimos histórias de homens desesperados gritando por ajuda (aqueles que estão presos nos escombros de um prédio que desabou, soterrados por uma avalanche, etc.) Que alívio enorme veio sobre estas pessoas quando elas finalmente perceberam que os seus gritos de socorro foram ouvidos e seus resgates foram possíveis.
C. Podemos encontrar conforto da mesma forma que Davi encontrou conforto – invocando o perdão de Deus. Nós, como Davi, podemos ter certeza de que Deus perdoa o penitente.
Conclusão:
1. O Salmo seis lembra-nos, não só dos efeitos trágicos do pecado em nossas vidas, mas também da bênção do perdão de Deus. Não importa os erros que você cometeu, enquanto você estiver vivo ainda há tempo para fazer as coisas certas!
Pr. Aldenir Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário